quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Minicom marca as datas de lançamento da TV digital no Sul

Por enquanto, apenas Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis estão agendadas

O Minicom já pré-agendou as datas que irá autorizar a transmissão da TV digital para geradoras das cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Elas ainda estão sujeitas às alterações que surgirem na agenda do ministro Hélio Costa, que compareceu, até agora, nos quatro lançamentos do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T).

A próxima cidade a receber a consignação será Curitiba, em 22 de outubro. Em seguida, será Porto Alegre, em 5 de novembro, e Florianópolis, em 25 de novembro. A autorização para Salvador e Fortaleza será em dezembro, mas ainda não foram definidos os dias pelo gabinete do ministro.

O cronograma oficial de implementação estabelece que todas a geradoras TV terão que disponibilizar o sinal digital até janeiro de 2011. O desligamento do sinal analógico será em 2016. Depois da estréia do sinal digital em São Paulo e Região Metropolitana, a TV digital foi antecipada nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia.
Fonte: Telecom Online

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Abril Digital está no iPhone

Wapsites de Veja, Veja São Paulo, Veja Rio e Playboy estão disponíveis
A Abril Digital, uma das pioneiras em conteúdo para celular no país, lança conteúdos premium focados nos primeiros clientes do iPhone 3G - agora, disponível oficialmente para os consumidores brasileiros. Para os novos usuários do aparelho, a Abril Digital apresenta versões exclusivas de wapsites. Já é possível navegar pelas modernas configurações do Abril.com, de Veja, Veja São Paulo, Veja Rio e Playboy.

Os cinco wapsites estão com seus layouts ajustados ao iPhone, utilizando a tela sensível ao toque e conferindo uma navegação intuitiva aos usuários. No caso de Veja, sua versão para o aparelho traz ainda com conteúdo adicional: a coluna Radar e os destaques das notícias. Em breve, os outros 25 wapsites da Abril Digital também contarão com suas versões para o iPhone. Lançado em 29 de junho de 2007 nos Estados Unidos, o aparelho multi-funções da Apple mistura telefone com câmera digital, navegador de internet, organizador, media center, entre outras funcionalidades.
Fonte: Site AcontecendoAqui

Só recessão atrasa a TV digital, diz Abert

A crise econômica mundial assustou as redes, mas, até agora, não oferece risco ao processo de implantação de TV digital no país. É o que afirma a Abert (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão), que representa Globo, SBT e Record.
"Até o momento, ninguém reviu o planejamento de implantação de TV digital. A análise é de que o cronograma será cumprido", afirma Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Abert. A previsão do governo federal é de que emissoras, fabricantes e telespectadores movimentem R$ 100 bilhões com TV digital em dez anos.
A alta do dólar preocupa as redes, porque os equipamentos são importados. Mas Slaviero lembra que mesmo em 2002, quando o dólar chegou a quase R$ 4,00, as TVs não deixaram de renovar seus parques. "As emissoras não podem deixar de investir", argumenta.
Segundo Slaviero, apenas uma recessão global atrapalhará os planos das emissoras, porque isso reduzirá o consumo e os investimentos publicitários.
O cronograma da TV digital será seguido à risca, de acordo com a Abert, pelo menos até o final do primeiro semestre de 2009, uma vez que os equipamentos que serão instalados até lá já foram encomendados.
Até o final de 2008, a TV digital chegará a Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Belém. Em meados do ano que vem, deverá estrear em grandes cidades, como Campinas.

Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Google lança ferramenta de publicidade em games

Pelo modelo, os anunciantes são cobrados com base em cliques dos usuários dos jogos nos anúncios. E a receita é dividida entre o Google e os produtores dos jogos e desenvolvedores


O Google lançou uma tecnologia de inserção de anúncios publicitários em jogos online. O AdSense for Games, que está em fase beta, permite que anúncios com vídeos, imagens ou apenas texto sejam colocados no início, final ou em mudanças de fases de um jogo.Pelo modelo, os anunciantes são cobrados com base em cliques dos usuários dos jogos nos anúncios. E a receita é dividida entre o Google e os produtores dos jogos e desenvolvedores.O Google está trabalhando na empreitada com produtoras de games como Konami e Demand Media e anunciantes como Sprint Nextel e Sony Pictures.Dados recolhidos pela empresa de medição de mercado comScore indicam que mais de um quarto dos internautas, ou cerca de 200 milhões de pessoas, jogam games online. O volume de usuários desse tipo de jogo cresce a um ritmo de 17% ao ano.

Fonte M&M Online

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mídia do século XXI é transformadora de idéias

O último painel da quarta-feira, 08, no MaxiMídia 2008 reuniu debatedores de três das maiores agências do País em torno do tema "Os Desafios de Comprar e Vender Mídia no Século XXI", com moderação da jornalista Mônica Waldvogel.
Para que o profissional de mídia não se perca, num ambiente de micro audiências fragmentadas, Paulo Camossa (AlmapBBDO) acredita que é necessário observar "momentos" em vez de indivíduos. Isso porque as pessoas têm diversos momentos (pai, filho, amigo, esportista, tranqüilo, executivo). Na mídia do século XXI é impossível captar essas pessoas em todos esses momentos. O desafio da mídia é, então, atrair consumidores em micro momentos.
Angelo Franzão (McCann Erickson), vê o fim da audiência e o crescimento da atenção dos consumidores. "A mídia não é mais um mero canal. O consumidor tem de ser tratado como um prospect. Tem de ser conquistado a todo momento"."
O que a cantora tem Mallu Magalhães e a banda Arctic Monkeys têm em comum? Utilizaram os canais certos para aparecer. E se serve para eles, serve para as marcas também. Hoje, qualquer chance de falar com as pessoas, é mídia ainda que não seja um meio de comunicação", afirma Camossa. O futuro da mídia pode ser desenhado ainda como de distribuição de assuntos e não simplesmente do budget do orçamento do anunciante.
No século XXI, a mídia tem ainda de ser co-participante das empresas. Paulo César Queiroz (DM9DDB) acredita que é o momento de entrar mais ativamente no marketing e vendas das companhias, co-gerenciando e co-administrando a expansão da marca, produtos e vendas.
"Temos de influenciar a cadeia de valor das empresas. Sair da compra e venda da mídia e passar à co-gestão, influenciando sócios e discutindo os rumos da expansão da empresa e de produtos", afirma Queiroz.
O novo século é também o momento do m-commerce (venda de mídia), após a explosão do e-commerce e do crescimento do t-commerce (vendas na TV), onde é necessária uma revisão do sistema de comercialização de mídia. "Temos de desenvolver e criar sistemas de métricas para saber o valor que os canais agregam numa relação mais próxima da compra e entrega e parar de discutir velhos nichos de mercado", afirma Franzão.
Outro desafio da publicidade no século XXI é o de incrementar a indústria da comunicação que não consegue romper a barreira do 1% do PIB brasileiro.O conselho de Camossa para o profissional de mídia é "slow down" (diminuir a velocidade): não se perder, nem ficar parado. Decisões do departamento de mídia das agências de publicidade brasileiras podem significar o sucesso ou fracasso de diferentes canais que começam a surgir. No século XXI, quanto mais seletiva e relevante, mais cara é a audiência. "O Second Life despareceu porque é irrelevante", afirma Camossa. "Não somos compradores ou vendedores de mídia. Somos transformadores de idéias", afirma Paulo Queiroz (DM9DDB).
Fonte: maximidia2008mm.blogspot.com/ (Sandra Silva)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Primeiro mês de portabilidade registrou 26.260 pedidos

Do total, 15.772 foram de usuários de telefones móveis e 10.488 de fixos. A média diária de solicitações foi de 870.
No balanço dos primeiros 30 dias da chamada portabilidade numérica, 26.260 usuários solicitaram a troca de operadora com a manutenção do número do telefone. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom). Do total de pedidos, 15.772 foram de usuários de telefones móveis e 10.488 de fixos. A média diária de solicitações foi de 870.
Segundo a entidade, do total de pedidos, mais de 11 mil usuários da telefonia fixa e móvel do país já foram beneficiados pela regra. Outras 5.290 solicitações já estão prontas para concluir o processo de migração, o que deverá acontecer na data programada pelo usuário. Aproximadamente 4.300 clientes do serviço de telefonia desistiram da troca de operadora depois de ter feito o pedido, cerca de 1.400 seguem com o processo de mudança dentro da normalidade.
Números que, de acordo com a ABR Telecom, demonstram eficiência de 81% para o sistema de mudança de operadora com a manutenção do número.
Neste primeiro momento oito DDDs foram atendidos: 14 (SP), 17 (SP), 27(ES), 37(MG), 43 (PR), 62 (GO), 86 (PI) e 67 (MS). Pelo cronograma da Agência Nacional de telecomunicações (Anatel), entre 3 de novembro a 1º de dezembro, a portabilidade será implantada em 22 novos DDDs. Serão mais 40 milhões de clientes da telefonia com essa possibilidade. Até março de 2009 todos os usuários do País estarão contemplados.
As operadoras e Anatel acordaram nesta semana que cinco DDDs, dentre eles a cidade de São Paulo, não terão a portabilidade iniciada em 23 de fevereiro de 2009 conforme previsto inicialmente. Os usuários de São Paulo poderão migrar de operadoras com a manutenção do número a partir do dia 2 de março de 2009.
Fonte: M&M Online

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Produtos de tecnologia sofrerão impacto imediato da alta do dólar


São Paulo - Fipe diz que preço de produtos de TI acompanharão alta do dólar desencadeada pela crise financeira. IDC reverá crescimento do mercado.

Os produtos de TI deverão sofrer impacto direto da crise financeira global. A recente rejeição ao pacote de auxílio à economia do governo americano causou quedas históricas nas bolsas de valores ao redor do mundo e, só na terça-feira (28/09), o dólar chegou a subir 6,21%, atingindo a marca de 1,966 real.Enquanto a alta do dólar tem um reflexo tímido e a longo prazo na inflação geral, os produtos de tecnologia têm reação instantânea no aumento de preços."Nos aparelhos que dependem de componentes de tecnologia que são compradas em dólar, o efeito é direto e imediato. Se o dólar subir 10%, o preço do produto vai subir 10%", conta o coordenador do IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo), Ivaldo Comune.Comune alerta que os preços de equipamentos eletrônicos no varejo sofrerão aumento assim que os estoques atuais das lojas acabarem. "Os próximos lotes já virão com reajuste".Para quem estava pensando em comprar um computador, por exemplo, o conselho do professor é que faça isso o mais rápido possível.
"Mas apenas se você já estava com o dinheiro reservado para a compra. Fazer um financiamento ou qualquer dívida é uma má idéia no momento. As vendas a prazo vão diminuir e ficarem mais difíceis e o financiamento será mais caro" aponta.O analista da área de PCs do IDC Luciano Crippa acredita que o aumento de preços pode ser sentido apenas nos primeiros meses do ano que vem. "Os fabricantes que estão produzindo computadores para a demanda de Natal já compraram os componentes com a taxa de câmbio anterior. Afinal, com o mercado de TI aquecido como estava, eles já se prepararam e fizeram um estoque de peças", explica.
Fonte: IDGNow! - Evelin Ribeiro