quinta-feira, 31 de julho de 2008

Secom promove painel sobre blogs

Objetivo do encontro foi mostrar aos assessores do governo como usar melhor a nova ferramenta que vem crescendo na internet
Como as assessorias de imprensa do governo podem aproveitar melhor o espaço dos blogs? Esse foi o objetivo do painel "Os caminhos da informação nos blogs" que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 30, em Brasília, com a presença dos jornalistas Josias de Souza (Folha Online), Mario Marona (Blog do Marona) e Carlos Castilho (Observatório da Imprensa), que se destacam na atividade de "blogueiros". Segundo informações do Palácio do Planalto, durante o encontro os assessores puderam conhecer melhor essa ferramenta que vem ganhando espaço e desta maneira verificar de forma melhor utilizá-los para tornar as informações do governo mais acessíveis.No encontro foram apresentados dados sobre o crescimento da blogosfera no País e a penetração deste canal junto à população. Os jornalistas convidados fizeram suas apresentações citando suas próprias páginas como exemplo de que esta nova ferramenta vêm atingindo um número cada vez maior de pessoas e de como ela pode servir de canal entre o que os governos desejam informar à população. Durante a abertura do evento, o ministro Franklin Martins destacou como os blogs têm atuado na agenda jornalística e como eles vêm pautando as coberturas de um modo em geral. Também participou da abertura o secretário executivo da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Ottoni Fernandes Jr.
Fonte: M&M Online

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Agências digitais terão entidade nacional

Reunião realizada na sexta-feira, 25, em São Paulo, acertou a criação da Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi), que deve ser lançada oficialmente ainda neste ano. Participaram do encontro representantes das associações regionais de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul. Além de representar nacionalmente os interesses das agências e promover uma maior aproximação com veículos, anunciantes e outras entidades - como IAB Brasil e ABA -, a Abradi pretende trabalhar para a padronização dos contratos assinados com os clientes e para intensificar a formação da mão-de-obra qualificada para a área. "Queremos abordar todas as plataformas digitais não apenas como mídia, mas principalmente como parte fundamental da estratégia de negócios das empresas", frisa Antony Martins, diretor da TV1 e presidente da Associação Paulista de Agências Digitais (Apadi).
Fonte: M&M Online

Olympikus lança game 3D

A Olympikus lança um game 3D chamado "Templo - O Desafio Pequim".
O jogo foi desenvolvido pela Aquiris Game Experience e está disponível no site www.conspiracaopequim.com.br. Ele roda diretamente do browser mediante instalação de um plugin.
Tratá-se de um produto derivado do comercial que está sendo veiculado na Rede Globo, em que o jogador Giba sonha estar em um templo chinês (reveja aqui).

Fonte: CCSP - Clube Online

Toyota lança advergame


Consumidores preocupados com os constantes aumentos no preço do petróleo, fazem com que os anunciantes do segmento de automóveis sejam mais criativos na forma de abordá-los e de vender seu peixe, seja ele um carro ou a imagem da montadora.
Nesse sentido, a Toyota acaba de lançar um advergame centrado em seu compromisso com o meio ambiente e na tentativa de ajudar, na base da diversão e do entretenimento, seus clientes na luta contra a atual crise econômica, que afeta mais fortemente o lado de cima do planeta (hemisfério Norte).
A agência Nobox foi a parceira da montadora nesta empreitada.
A equipe criativa criou um site localizado no século XIX, onde o usuário deve ajudar um inventor dessa época a fazer funcionar uma máquina que economiza gasolina: a "increíbe máquina de ahorrar gasolina" .
Participando do jogo, os clientes de Toyota embarcam em uma aventura que procura ampliar seus conhecimentos sobre o uso de combustível e o impacto ambiental.
O advergame foi lançado em Porto Rico.
Segundo Maribel Bengoa, diretora de marketing da Toyota no país, “a página oferece uma oportunidade única da marca se conectar com os consumidores para que de uma maneira divertida possam conhecer mais sobre o uso inteligente da gasolina na economia atual". No fim das contas, o advergame permite comparar o consumo de combustível dos modelos Toyota com os da comcorrência.
fonte: CCSP - Clube Online

Um quinto dos americanos assiste TV pela Internet

NOVA YORK (Reuters) - Um quinto dos norte-americanos que assiste TV estão deixando de lado seus controles remotos e clicando um mouse em seu lugar para assistir programas no horário nobre, em especial mulheres que trabalham, segundo uma pesquisa.
O estudo mostrou que 50 por cento das pessoas que assistem TV pela Web optam por essa via para ver programas assim que eles se tornam disponíveis e "demonstram estar começando a usar o computador como um substitutio de seus aparelhos de TV", disse a Integrated Media Measurement Inc. (IMMI), que conduziu o estudo.
A outra metade usa a Internet para assistir programas que eles tenham perdido na TV ou para assistir de novo programas e episódios que eles já tenham visto, segundo a IMMI.
"Este é o primeiro estudo que mostra que há uma quantia significativa de pessoas assistindo programas no horário nobre pela Internet e que não estão assistindo parte desses programas pela televisão", disse Amanda Welsh, chefe de pesquisas da IMMI, em um comunicado.
O estudo mostra que o maior grupo de pessoas que assistem TV pela Internet é formada por mulheres brancas, de alto poder aquisitivo, de nível escolar elevado e que trabalham, da faixa etária de 25 a 44 anos.
A IMMI disse que as mulheres estão mais ocupadas com seus empregos e vida pessoal e não têm mais tempo para ficar presas à grade de programação das TVs. Por isso, elas apelam aos episódios online para ver os programas que perderam.
Foram pesquisadas 3 mil pessoas em Nova York, Chicago, Los Angeles, Miami, Houston e Denver para a pesquisa, que tiveram sua navegação na Internt monitorada por um software instalado pela IMMI.

Fonte: Reuters (Reportagem de Michelle Nichols)

Terra lança novo modelo de publicidade on-line

Terra TV vai exibir banner expansivo ao lado da tela de exibição e um link que direciona o internauta à oferta do produto
O Terra lança um modelo de publicidade online em vídeo para as empresas de varejo. O novo formato inclui a elaboração e produção de um filme de 30 segundos para veiculação no Terra TV. O material será produzido pela Avallon, produtora digital.
"O objetivo do lançamento é oferecer uma solução completa que possibilite às empresas de varejo entrar na mídia digital e oferecer seus produtos e promoções de forma efetiva", diz Mauricio Palermo, diretor de publicidade do Terra.
Modalidades
Além do vídeo, realizado de forma interativa e baseado totalmente em internet, o novo pacote inclui ainda vinhetas de abertura e encerramento no Terra TV, um banner expansivo ao lado da tela de exibição e um link que direciona o internauta à oferta do produto.
Pioneiro
A rede de lojas de cultura e tecnologia Fnac é o primeiro anunciante do portal no novo modelo. O vídeo produzido já esta sendo veiculado no canal de esportes do Terra TV e, a partir de setembro, será exibido no canal de notícias do Terra.
Fonte: Acontecendoaqui

RPC Touch Mídia 2008.

Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o 1° prêmio de publicidade online do país, o RPC Touch Mídia 2008. Promovido pela Rede Paranaense de Comunicação, o concurso é dividido nas categorias profissional e estudante, e tem como objetivo premiar as melhores peças e campanhas publicitárias veiculadas na internet durante o ano. Para a coordenadora de Marketing Rádios e Internet da RPC, Catiuscia Cristina Padilha, a idéia de criar o concurso Touch Mídia surgiu devido à falta de um prêmio que incentive a criatividade na publicidade on-line. “Todo mundo comenta sobre internet, é o assunto do momento, mas as agências ainda estão descobrindo como produzir um material e atingir o seu público. Sendo assim, resolvemos criar ações para desenvolver e estimular o mercado”, explica. Para participar do concurso, os profissionais devem inscrever campanhas exclusivamente feitas para web ou que tenham pelo menos uma peça veiculada online. Já os estudantes, de cursos como Publicidade e Propaganda, Design, Marketing e áreas afins, com matrículas vigentes em 2008, devem formar uma equipe com até cinco alunos da mesma instituição, projetar uma marca fictícia e inscrever campanhas ou peças isoladas criadas para a internet. O júri do RPC Touch Mídia será formado por membros do Clube de Criação do Paraná (CCPR). Ao analisar os trabalhos, os criativos do CCPR levarão em conta a criatividade, originalidade, aproveitamento dos recursos oferecidos pelo meio digital e a eficiência na interação com o internauta. Segundo o diretor de eventos do CCPR, Juarez Moraes Zaleski Junior, o Prêmio Touch Mídia surgiu para “dar uma sacudida” no mercado publicitário e despertar o interesse dos estudantes pela publicidade on-line. “O Prêmio é um incentivo para que as pessoas envolvidas com comunicação se atualizem e passem a conhecer mais sobre todas as possibilidades que o mundo digital oferece. Tudo isto vai contribuir para que o mercado publicitário passe a criar campanhas on-line cada vez mais eficientes e criativas”, afirma o diretor. As inscrições para o RPC Touch Mídia 2008 são gratuitas e estão abertas para profissionais e estudantes de todo o país. A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de novembro durante o IV Fórum de Marketing, no Teatro Positivo. Mais informações, ficha de inscrições e o regulamento estão disponíveis no site http://www.rpc.com.br/touchmidia.
Confira abaixo a premiação completa do RPC Touch Mídia 2008:
Categoria Profissional
1º Lugar – Troféu + Viagem para Buenos Aires + Inscrição da peça para o Festival de Cannes 2009 + Inscrição para o IV Fórum de Marketing de Curitiba.
2º Lugar – Troféu + Inscrição da peça para o Festival de Cannes 2009 + Inscrição para o IV Fórum de Marketing de Curitiba.
3º Lugar – Troféu + Inscrição para o IV Fórum de Marketing de Curitiba.
Categoria Estudante
1º Lugar – Troféu + Estágio na TIF, agência criadora da campanha publicitária do prêmio + Notebook Positivo Mobile Mobo + Ipod Touch 16Gb.
2º Lugar –Troféu + Ipod Nano 4 GB + 1 Notebook Positivo Mobile Mobo.
3º Lugar – Troféu + Notebook Mobile Mobo.
Fonte: Revista Making Of