sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O próximo passo do Mobile Marketing

Mostrar valor aos anunciantes com cases reais é o desafio do momento
Passada a fase introdutória da publicidade veiculada em telefones celulares, algumas experiências começam a se mostrar concretizadas com a exibição de resultados que comprovam o potencial de se promover a comunicação através dos dispositivos móveis.
Agora é consenso entre os profissionais envolvidos no setor que é chegada a hora de difundir conhecimento para marcas e agências afim de evangelizar um mercado que vem, de forma gradual, organizando-se. "A propagada pelo celular não é mais uma promessa. Ela já movimenta dinheiro, oferece resultados e precisa agora ter seus valores expostos às marcas, que ainda questionam e comparam muito essa mídia a outras como a internet", disse Fátima Pissarra, responsável pela área de propaganda móvel da Nokia, durante o Fórum Mobile Plus. Agora, segundo Renato Virgili, recém-chegado a Agência Click, além de educar o mercado mostrando de que forma é possível intregar as tecnologias disponíveis, o setor precisa transpor alguns desafios como os de definir quem são os clientes das operadoras de telefonia, encontrar a linguagem apropriada para efetuar essa comunicação e estebeler padrões de mensuração de resultados.

Para mostrar como a verba destinada a mobile está sendo utilizada, uma série de cases foram apresentados pelos palestrantes. Leonardo Xavier, da PontoMobi, usou o exemplo da edição de 2008 da Skol Beats. Em dois meses e com cinco formas diferentes de comunicação pelo celular, a campanha registrou números como: 25 mil visitas ao site desenvolvido para os celulares no período de três dias, 10.21% de taxa de clique em banners colocados nos portais móveis das operadoras de telefoniae cerca de 13,6 mil downloads de conteúdo por meio de uma ação feita por bluetooth em cinco faculdades da capital paulista. "Ao todo, para conseguir esses resultados, o anunciante investiu R$ 100 mil e atingiu mais de 190 milcom interatividade, ou seja, consumidores que conversaram direto com a marca". explica.
Durante o evento também foi levantada a questão sobre a falta de estudos que mostrem a receptividade dos usuários brasileiros de telefonia pela publicidade móvel. De acordo com Fátima, da Nokia, as empresas estão em constante contato com seus consumidores, mas a aceitação é clara, pois só interage quem deseja e não há nenhum forma de invasão. "Até então também era cedo para promover esse tipo de pesquisa, uma vez que sem a experiência prática, as opiniões não variam muito e não mostram qual a realidade. Agora é o momento de se apostar nisso", comentou.
O Fórum Mobile Plus foi promovido pela Converge Eventos entre os dis 21 e 23 de outubro, em São Paulo.
Fonte: M&M Online (Mariana Ditolvo)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

França acaba com televisão analógica em 2011


O governo francês confirmou hoje que vai concluir a transferência da televisão analógica para digital terrestre (TDT) a 30 de Novembro de 2011. Na era digital, os franceses terão acesso a 18 canais de televisão gratuitos de qualidade superior antes de 2012, segundo anunciou o secretário de Estado para o Desenvolvimento da Economia Digital, Eric Bresson, durante a apresentação do Plano Digital 2012.
Outro objetivo é o acesso universal à Internet de banda larga a partir de 2010. Neste sentido, será lançada uma oferta pública em 2009 para que todos os franceses tenham a possibilidade de usufruir de banda larga a uma tarifa inferior a 35 euros por mês que estará disponível em toda a França antes do final de 2010.

Fonte: Diário Digital

Música, videogame e ícones pop marcam evolução em novo Themepack para MSN oferecido pela Kuat


Animações que compõem o novo pacote desenvolvido para a marca de refrigerantes ressaltam ícones da cultura popular que marcaram gerações e reafirmam o desejo do jovem de mudar o mundo. Trabalhando com diversas referências à cultura pop, a Cappuccino é a agência responsável pelo desenvolvimento do themepack para MSN, da Kuat. O pacote, especialmente voltado para usuários do programa de bate-papo, é composto por ícones animados, winks e planos de fundo e funciona como uma forma de levar o espírito da campanha para o dia-a-dia do internauta.


Em total sintonia com o mote da campanha, “A gente muda, o mundo muda”, a série de itens produzidos para personalizar o programa é focada em ícones que marcaram a juventude de várias gerações. A intenção é ilustrar as mudanças na sociedade e seu poder de transformar o mundo. Algumas peças inclusive valorizam a responsabilidade social e ambiental.


Segundo Vitor Elman, diretor de criação da Cappuccino, para a execução dos emoticons, planos de fundo, imagens de exibição e winks, a agência aplicou uma mistura entre os conceitos retrô e contemporâneo, de forma a criar identificação com usuários de várias faixas etárias.


“Juntando imagens no melhor estilo ‘antes e depois’ de ícones que marcaram e ainda marcam diferentes gerações como o Joystick de Atari e Wii; Fita cassete e iPod; Anarquia e Arroba; conseguimos atingir a proposta de enfatizar as linhas evolutivas e, com isso, criar uma familiaridade dos usuários com estes ícones, incentivando-os a fazer o download e a publicá-los em seu MSN”, explica Elman.


Extremamente populares entre os adolescentes, as peças para personalizar o programa de bate-papo têm se revelado uma importante ferramenta de publicidade para o público jovem.


Os bem-humorados itens transmitem para a internet, de forma divertida, o espírito da campanha produzida para a marca de refrigerantes, presente em várias mídias. O themepack para personalizar o MSN encontra-se disponível para download gratuitamente através do próprio programa de bate-papo.


Fonte: Making Of

Investimento publicitário na internet cresce 48% em agosto


O investimento em publicidade na internet chegou a R$ 65,8 milhões em agosto, um crescimento de 48% em relação ao mesmo mês de 2007, segundo dados do Projeto Inter-Meios. Com o aumento, a internet corresponde agora a 3,29% do bolo publicitário brasileiro, que movimentou R$ 2 bilhões no mês, relata o IDG Now. Esse total foi 19,8% maior o registrado em agosto do ano passado. Entre as maiores altas nas receitas de publicidade, a web fica atrás apenas do cinema, que viu sua receita crescer 68% no período, e da TV por assinatura, responsável por aumento de 59,8% na sua parte do bolo publicitário. No acumulado do ano, a internet registra R$ 449 milhões investidos em campanhas publicitárias, aumento de 45% em relação aos oito primeiros meses de 2007.
Fonte: Cidade Biz p

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Advergame é bom, se bem feito

Pesquisas indicam aumento do público que joga videogames e apontam que a marca deve interagir com os usuários para ter uma comunicação efetiva.

Uma pesquisa realizada pela empresa de jogos Blockdot mostra os benefícios para os anunciantes dos chamados Advergames, ou jogos com publicidade. A grande relevação é que a lembrança não vem simplesmente pela colocação de anúncios no jogo, mas da maneira como a marca se interage com os usuários.
Outros dados colhidos entre os mil usuários pesquisados, mostram que 83% pensam positivamente sobre companhias que oferecem jogos gratuitos, enquanto 70% dizem que estão mais propensos a comprar produtos dessas empresas. Além disso, 74% dos que irão jogar um jogo, dizem que o farão quatro ou mais vezes.
Kevin Wise, professor da Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, que conduziu um estudo recente sobre advergames, disse concordar com os resultados. ?É algo diferente de qualquer outro tipo de publicidade", garante.
Os advergames estão ganhando espaço, no mesmo ritmo que a demografia de usuários esteja se expandido do tradicional nicho de crianças e jovens do sexo masculino para pessoas com mais de vinte anos e até mães. Dos 244 milhões de consumidores online dos Estados Unidos, 144 milhões jogam, de acordo com estudo da IGN Entertainment, uma unidade da Fox Interactive Media.
Os videogames tem boa parte de consumidores que são casados (55% do total) e com filhos (48%). A idade media é de 32 anos com receita média na família de US$ 79 mil por ano.
Fonte: AdAge.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Minicom marca as datas de lançamento da TV digital no Sul

Por enquanto, apenas Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis estão agendadas

O Minicom já pré-agendou as datas que irá autorizar a transmissão da TV digital para geradoras das cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Elas ainda estão sujeitas às alterações que surgirem na agenda do ministro Hélio Costa, que compareceu, até agora, nos quatro lançamentos do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T).

A próxima cidade a receber a consignação será Curitiba, em 22 de outubro. Em seguida, será Porto Alegre, em 5 de novembro, e Florianópolis, em 25 de novembro. A autorização para Salvador e Fortaleza será em dezembro, mas ainda não foram definidos os dias pelo gabinete do ministro.

O cronograma oficial de implementação estabelece que todas a geradoras TV terão que disponibilizar o sinal digital até janeiro de 2011. O desligamento do sinal analógico será em 2016. Depois da estréia do sinal digital em São Paulo e Região Metropolitana, a TV digital foi antecipada nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia.
Fonte: Telecom Online

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Abril Digital está no iPhone

Wapsites de Veja, Veja São Paulo, Veja Rio e Playboy estão disponíveis
A Abril Digital, uma das pioneiras em conteúdo para celular no país, lança conteúdos premium focados nos primeiros clientes do iPhone 3G - agora, disponível oficialmente para os consumidores brasileiros. Para os novos usuários do aparelho, a Abril Digital apresenta versões exclusivas de wapsites. Já é possível navegar pelas modernas configurações do Abril.com, de Veja, Veja São Paulo, Veja Rio e Playboy.

Os cinco wapsites estão com seus layouts ajustados ao iPhone, utilizando a tela sensível ao toque e conferindo uma navegação intuitiva aos usuários. No caso de Veja, sua versão para o aparelho traz ainda com conteúdo adicional: a coluna Radar e os destaques das notícias. Em breve, os outros 25 wapsites da Abril Digital também contarão com suas versões para o iPhone. Lançado em 29 de junho de 2007 nos Estados Unidos, o aparelho multi-funções da Apple mistura telefone com câmera digital, navegador de internet, organizador, media center, entre outras funcionalidades.
Fonte: Site AcontecendoAqui