Mostrar valor aos anunciantes com cases reais é o desafio do momento
Passada a fase introdutória da publicidade veiculada em telefones celulares, algumas experiências começam a se mostrar concretizadas com a exibição de resultados que comprovam o potencial de se promover a comunicação através dos dispositivos móveis.
Agora é consenso entre os profissionais envolvidos no setor que é chegada a hora de difundir conhecimento para marcas e agências afim de evangelizar um mercado que vem, de forma gradual, organizando-se. "A propagada pelo celular não é mais uma promessa. Ela já movimenta dinheiro, oferece resultados e precisa agora ter seus valores expostos às marcas, que ainda questionam e comparam muito essa mídia a outras como a internet", disse Fátima Pissarra, responsável pela área de propaganda móvel da Nokia, durante o Fórum Mobile Plus. Agora, segundo Renato Virgili, recém-chegado a Agência Click, além de educar o mercado mostrando de que forma é possível intregar as tecnologias disponíveis, o setor precisa transpor alguns desafios como os de definir quem são os clientes das operadoras de telefonia, encontrar a linguagem apropriada para efetuar essa comunicação e estebeler padrões de mensuração de resultados.
Para mostrar como a verba destinada a mobile está sendo utilizada, uma série de cases foram apresentados pelos palestrantes. Leonardo Xavier, da PontoMobi, usou o exemplo da edição de 2008 da Skol Beats. Em dois meses e com cinco formas diferentes de comunicação pelo celular, a campanha registrou números como: 25 mil visitas ao site desenvolvido para os celulares no período de três dias, 10.21% de taxa de clique em banners colocados nos portais móveis das operadoras de telefoniae cerca de 13,6 mil downloads de conteúdo por meio de uma ação feita por bluetooth em cinco faculdades da capital paulista. "Ao todo, para conseguir esses resultados, o anunciante investiu R$ 100 mil e atingiu mais de 190 milcom interatividade, ou seja, consumidores que conversaram direto com a marca". explica.
Durante o evento também foi levantada a questão sobre a falta de estudos que mostrem a receptividade dos usuários brasileiros de telefonia pela publicidade móvel. De acordo com Fátima, da Nokia, as empresas estão em constante contato com seus consumidores, mas a aceitação é clara, pois só interage quem deseja e não há nenhum forma de invasão. "Até então também era cedo para promover esse tipo de pesquisa, uma vez que sem a experiência prática, as opiniões não variam muito e não mostram qual a realidade. Agora é o momento de se apostar nisso", comentou.
O Fórum Mobile Plus foi promovido pela Converge Eventos entre os dis 21 e 23 de outubro, em São Paulo.
Fonte: M&M Online (Mariana Ditolvo)