Dan Arckman ganha a vida realizando campanhas obscuras para grandes clientes. Faz parte do time de empreendedores que criaram seus negócios (no caso dele a agência The Comotion Group) sabendo muito bem onde estavam pisando, mesmo que isso queira dizer pisar num campo minado e inconclusivo chamado marketing viral.
Com o tempo e o sucesso de suas campanhas (ele diz ter dentro de casa um case que gerou 6 milhões de pageviews!) para clientes como grandes estúdios de Hollywood, marcas famosas e startup´s em busca da alta visibilidade do Youtube, Dan colecionou algumas dicas que compartilhou com os leitores do Techcrunch hoje à tarde, num post para o qual foi convidado a colaborar. Segue um resumão:
Vídeos virais não podem ter cara de vídeo viral, e muito menos de publicidade.
Conteúdo não é o único responsável: ele brinca usando a expressão “content is NOT the king” em referência à máxima na internet que diz que tudo depende do conteúdo. Sim, alguma coisa depende, mas outras características também são importantes, como duração (nunca mais 30 segundos), capacidade de ser remixado, não ter a cara de publicidade etc
Consiga chegar na página dos vídeos mais vistos: segundo ele é o grande lance. E para isso contrata gente para postar em blogs e foruns, cria usuários fakes etc. É o segredo mais “blackhat” em minha opinião.
Trabalhe bem os títulos: títulos como “por trás das cenas”, “chocante” etc. captam a atenção dos usuários e geram mais cliques
Trabalhe os Thumbnails: muito legal essa. Ele coloca sempre um frame inusitado exatamente no meio da edição (valendo inclusive abusar dos talentos físicos de modelos mais desinibidas), aproveitando uma funcionalidade do Youtube de congelar o filme no meio e exibir no thumbnail como um still.
Inicie conversações na caixa de comentários: aqui ele admite que usa e abusa de usuários fakes. Segundo Dan, a audiência se empolga ao ver brigas de trolls e usuários inflamados…
Lance todo seu material simultaneamente: um cliente uma vez disse que ia lançar toda semana um vídeo diferente. O conselho aqui é lançar todo o material no ar de uma vez só, lembrando sempre que a caixa de vídeos relacionados está ali para isso: aumentar a exposição da marca.
Tagueamento estratégico: outra grande dica. Invista em tags que ninguém mais usa e repita as mesmas tags em todos os vídeos da campanha, explorando assim, mais uma vez, a caixa de vídeos relacionados.
Medição eficaz: o post termina com a indicação de duas ferramentas para medir a eficiênca das campanhas: 0 TubeMogul e o VidMetrix.
Com o tempo e o sucesso de suas campanhas (ele diz ter dentro de casa um case que gerou 6 milhões de pageviews!) para clientes como grandes estúdios de Hollywood, marcas famosas e startup´s em busca da alta visibilidade do Youtube, Dan colecionou algumas dicas que compartilhou com os leitores do Techcrunch hoje à tarde, num post para o qual foi convidado a colaborar. Segue um resumão:
Vídeos virais não podem ter cara de vídeo viral, e muito menos de publicidade.
Conteúdo não é o único responsável: ele brinca usando a expressão “content is NOT the king” em referência à máxima na internet que diz que tudo depende do conteúdo. Sim, alguma coisa depende, mas outras características também são importantes, como duração (nunca mais 30 segundos), capacidade de ser remixado, não ter a cara de publicidade etc
Consiga chegar na página dos vídeos mais vistos: segundo ele é o grande lance. E para isso contrata gente para postar em blogs e foruns, cria usuários fakes etc. É o segredo mais “blackhat” em minha opinião.
Trabalhe bem os títulos: títulos como “por trás das cenas”, “chocante” etc. captam a atenção dos usuários e geram mais cliques
Trabalhe os Thumbnails: muito legal essa. Ele coloca sempre um frame inusitado exatamente no meio da edição (valendo inclusive abusar dos talentos físicos de modelos mais desinibidas), aproveitando uma funcionalidade do Youtube de congelar o filme no meio e exibir no thumbnail como um still.
Inicie conversações na caixa de comentários: aqui ele admite que usa e abusa de usuários fakes. Segundo Dan, a audiência se empolga ao ver brigas de trolls e usuários inflamados…
Lance todo seu material simultaneamente: um cliente uma vez disse que ia lançar toda semana um vídeo diferente. O conselho aqui é lançar todo o material no ar de uma vez só, lembrando sempre que a caixa de vídeos relacionados está ali para isso: aumentar a exposição da marca.
Tagueamento estratégico: outra grande dica. Invista em tags que ninguém mais usa e repita as mesmas tags em todos os vídeos da campanha, explorando assim, mais uma vez, a caixa de vídeos relacionados.
Medição eficaz: o post termina com a indicação de duas ferramentas para medir a eficiênca das campanhas: 0 TubeMogul e o VidMetrix.